quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dica: E-mail Marketing

E-mail Marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto. De acordo com um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - IBOPE, o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail. Por isso, o e-mail marketing é bastante importante para as empresas no relacionamento com clientes.

Benefícios do E-mail Marketing

Nesse sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios:
proactividade
— em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
interatividade — o cliente interage imediatamente com a mensagem;
segmentação — é possível direcionar a mensagem por segmento e cidade, por exemplo;
personalização — a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
mensuração — o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real;

Diferenças entre E-mail Marketing e a Mala Direta

Em comparação com a mala direta, por exemplo, o e-mail marketing oferece grandes vantagens. A primeira delas é a velocidade. Enquanto que, pelo correio, a mensagem tradicional leva de três a cinco dias para ser entregue, utilizando-se a Internet, o cliente a recebe imediatamente.

Outra vantagem é a economia, pois a comunicação digital reduz custos de criação e envio, bem como elimina despesas de impressão e manuseio. Além disso, a praticidade também é uma vantagem, pois, no relacionamento por e-mail, é necessário ter apenas o nome e a caixa postal eletrônica do cliente. Já por mala direta impressa, são necessárias várias informações: rua, bairro, cidade, estado e CEP.

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Fonte: Wikipédia

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